sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que as crianças do mundo comem na escola?

Confira fotos da comida servida aos alunos de 18 países da África, América, Ásia e Europa


Você é o que você come. Esta frase faz todo o sentido ao observar as fotos que seguem abaixo, mostrando um exemplo do que cada país serve para as suas crianças na escola. Em alguns lugares, elas são alimentadas com comidas aparentemente saborosas, em outros, o cardápio é rico em nutrientes e vitaminas, mas em alguns, ele é bem precário.

Brasil
Editora Globo

Chile
Editora Globo

Cingapura
Editora Globo

Coreia do Sul
Editora Globo

Eslováquia
Editora Globo

Estônia
Editora Globo

Estados Unidos
Editora Globo

Filipinas
Editora Globo

França
Editora Globo

Gana
Editora Globo

Honduras
Editora Globo

Índia
Editora Globo

Itália
Editora Globo

Japão
Editora Globo

Quênia
Editora Globo

Reino Unido
Editora Globo

República Checa
Editora Globo

Taiwan
Editora Globo

Qual o seu tipo de corpo?

Meça a largura dos seus ombros, da cintura e da parte mais larga dos quadris. Mas não dê a volta completa, tire a medida de uma lateral à outra. Passe-as para um papel e as compare. Por exemplo, se ombros, quadris e cintura tiverem o mesmo tamanho você é retângulo. Mas, se a cintura é fina, ampulheta. Quadris mais largos que ombros e cintura significam pera (comum pra as brasileiras). Mas se, em vez disso, os ombros forem maiores, você é triângulo invertido. E caso a cintura for um pouco maior do que as outras medidas, seu corpo é oval.

 
Já sabe? Vamos nos aprofundar:

PERA:
  
O mais importante para a silhueta tipo pera é equilibrar o tamanho dos ombros com o dos quadris e atrair os olhares para a parte de cima do corpo. É fundamental marcar a cintura, ainda que de forma leve. Isso deixará sua silhueta mais magra. Outra preocupação deve ser alongar o corpo, especialmente se você estiver acima do peso ideal. Blusas chamativas, lenços, colares e broches são escolhas certeiras para atrair os olhares para os ombros. Faixas, pences e cintos marcam a cintura. Para diminuir os quadris, evite peças estampadas, bolsos ou detalhes chamativos nessa região. E lembre de que, com saias, vestidos e bermudas, suas pernas bonitas ganham destaque.

AMPULHETA:
 

Você deve valorizar as suas formas, que são bonitas e harmônicas por natureza, mas com muito cuidado para não modificá-las. Por isso, é importante sempre manter a cintura marcada. Caso contrário, seu corpo perderá as curvas e a sua imagem vai parecer retangular. Escolha blusas e vestidos com pences para realçar as curvas. Use casacos com cintos.Valorize os braços bonitos com regatas, blusas sem mangas e decotes tomara que caia. Alongar as pernas é sempre uma boa opção para deixar a silhueta elegante. Aposte nas calças feitas com tecido de padronagem risca-de-giz e nas saias com bainha logo acima dos joelhos.

RETÂNGULO:


Seu ponto de ação deve ser focado na falta de curvas. Você pode tanto apostar em artifícios para criar a ilusão de formas, como usar as roupas para esconder ou, pelo menos, desviar os olhares de pontos como a cintura. Além disso, por causa das formas retas, é importante deixar sua aparência mais feminina. Você pode abusar dos recortes, dos cintos e das faixas para criar uma falsa cintura. Blusas soltas são ótimas escolhas para esconder a falta de curvas. Outra boa alternativa é valorizar a região do colo com decotes, colares ou detalhes de modelagem, como babados e pregas. Assim, os olhares serão desviados de suas formas retas. Aumente os quadris usando saias evasês e calças com bolsos volumosos. Isso é ótimo, pois cria um contraste com a cintura, fazendo-a parecer mais fina.

TRIÂNGULO INVERTIDO:


Para equilibrar a sua silhueta, você precisa suavizar o peso do tronco, fazendo os ombros parecerem menores, e os quadris, mais volumosos. Outra saída possível é desviar os olhares do alto do corpo, valorizando o seu ponto forte: as pernas. Para alcançar esse objetivo, procure usar blusas de tecidos molengas, cores neutras e decotes estreitos e profundos para dar leveza ao tronco. Para destacar os quadris, prefira peças estampadas, bolsos ou detalhes chamativos nessa região. E lembre-se de que, com saias, vestidos e bermudas, suas pernas bonitas ganham destaque.

OVAL:
 

Você precisa afinar a silhueta, esconder a barriga e chamar a atenção para as áreas mais finas do corpo, como pulsos, colo e tornozelos, além de criar uma falsa cintura. Outra proposta interessante é chamar a atenção para o rosto e também valorizar as suas pernas. Túnicas, camisas, blazers usados abertos e blusas com decotes ou detalhes verticais são ótimas opções para disfarçar a barriga. Procure sempre deixar a pele à mostra, seja a do colo, seja a dos braços. Decotes em V e mangas curtas destacam essas regiões. Nunca use roupas muito fechadas, como mangas compridas e gola alta. É importante afinar principalmente as coxas e os quadris. Mulheres de pernas bonitas e torneadas devem valorizá-las com saias e vestidos na altura dos joelhos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

9 dicas para unir pais e filhos


Publicado originalmente em 1984, o livro “O que esperar quando você está esperando” (Editora Record), uma espécie de bíblia das gestantes, prega que a mulher se torna mãe a partir do momento que descobre que está grávida. Já o homem descobre a paternidade quando olha para o seu filho pela primeira vez.

O médico Colin Cooper, autor do livro “O guia do papai” (Editora Novo Conceito), concorda que a responsabilidade do pai deve ser acompanhar o bebê desde o momento do parto. Se este sentimento não apareceu antes, deve aflorar na hora em que o cordão umbilical é cortado. “O bebê agora faz parte do mundo e a mãe não é a única responsável pelo seu bem-estar”, escreve. Segundo o especialista, aceitar a nova responsabilidade com uma atitude positiva e proatividade é um dos primeiros passos para estar sempre presente na criação do filho.

“Em primeiro lugar, é importante ter clareza da função da paternidade na educação dos filhos. Saber a importância do envolvimento, as mudanças nas configurações familiares e conhecer os ajustes nas funções. As obrigações da mãe e do pai precisam ser discutidas”, analisa Quézia Bombonatto, psicopedagoga, terapeuta, fonoaudióloga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Mas de que formas práticas o pai pode estar presente na vida do filho? Veja as dicas dos especialistas para aliar responsabilidade e união.

1. Esteja junto

Focar na criança o tempo que está em casa é primordial. “O filho é curioso e valorizará todos os seus ensinamentos”, descreve Colin Cooper. Para o médico, uma boa ideia é investir nesta área do relacionamento e levá-lo, por exemplo, para explorar a natureza e aprender sobre plantas e animais em primeira mão.


2. Faça parceria com a mãe

É importante que pais e mães estejam em harmonia na conduta de criação dos filhos. Segundo a pediatra Maria Cristina Senna Duarte, chefe do CTI Pediátrico do Hospital da Lagoa (RJ), frequentemente o casal passa dupla mensagem no que estão ensinando. O velho “se você fizer isso, vou contar para o seu pai” deixa as crianças em conflito e não as aproxima da figura paterna.


3. Valorize as brincadeiras físicas

De acordo com Cooper, descer ao nível do pequeno – sentado ou deitado no chão – proporciona momentos de relax em conjunto. Isso sem contar que as mães geralmente fogem de atividades mais “violentas”. “Tire proveito dessa oportunidade de criação de vínculos com uma boa e velha luta, jogos de bola e pega-pega”, escreve ele.


4. Encaixe-o na agenda cotidiana

Levar a criança à escola durante a semana constrói um vínculo único. “Participar da vida acadêmica e saber o que está acontecendo no dia a dia dos filhos é tão importante quanto resolver problemas ou se divertir”, argumenta Quézia Bombonatto.


5. Abra espaço para atividades intelectuais

Contar histórias ou colorir livros são exercícios silenciosos e que exigem concentração. No “Guia do papai”, o autor afirma que tais atividades podem ser surpreendentemente relaxantes, assim como montar quebra-cabeças. Acima de tudo, as práticas também são úteis no desenvolvimento infantil.


6. Repreenda com bom senso

O diálogo é fundamental, assim como os limites. “Bater nunca é aconselhável, nem proibir tudo o que ela deseja fazer. Isso desorienta, angustia e a impede de delimitar espaço. O pai deve impor os limites, com respeito e bom senso”, explica a pediatra Maria Cristina.


7. Diga “eu te amo”

“Este não é um assunto que deixa todos os papais confortáveis, tendo perdido esse sentimento ‘feminino’ no decorrer dos anos”, analisa Cooper em seu livro. O que ajuda é deixar qualquer inibição de lado e mostrar claramente que ama o filho, dizendo e fazendo disso um hábito durante toda a vida.


8. Tenha momentos a sós

Conversas descontraídas, uma refeição diária em um local tranquilo, escolher uma receita e chamá-lo para ajudar na cozinha ou até mesmo levá-lo para abastecer o carro indicam a participação e a preocupação em estar presente. E os filhos sentem isso.


9. Confie

“Não é preciso ser um detetive do seu filho para saber informações sobre ele. Por que simplesmente não perguntamos e acreditamos na resposta?”, questiona o consultor Anderson Cavalcante, autor de “O que realmente importa?” (Editora Gente). Para ele, desenvolver uma relação de confiança constrói a amizade, verdade e respeito. “Não basta ser pai, impor regras, limites e decisões. Os pais devem criar afinidades com o seu filho e, ao mesmo tempo, entender pontos de vista diferentes”, conclui.


Fonte: IG

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Edifício Martinelli - O primeiro arranha-céu de São Paulo

O Edifício Martinelli, que se localiza na Avenida São João, foi o primeiro arranha-céu da cidade de São Paulo, além de ter sido o prédio mais alto da América Latina no final da década de 1920. O seu proprietário chamava-se Giuseppe Martinelli, imigrante italiano que fez fortuna no Brasil.

Construído entre 1925 e 1929, totalmente de concreto armado, o Edifício Martinelli, com 30 andares e 130 metros de altura, revela uma mistura de estilos europeus tão ao gosto da época. Tinha 1.267 dependências entre salões, apartamentos, restaurantes, cassinos, night clubs, o famoso Cine Rosário, barbearia, lojas, uma igreja e o luxuoso Hotel São Bento. Para provar que o prédio era seguro, o proprietário instalou-se na cobertura. Era o início do movimento de verticalização da cidade.




Em meados da década de 1950, o abandono e a ocupação desordenada, em decorrência do descaso das autoridades e da política habitacional, mudaram o aspecto do edifício. O Martinelli transformou-se num grande cortiço ocupado por um número enorme de famílias.

Pressionada pela mobilização popular e pela imprensa, a Prefeitura de São Paulo desapropriou parte do prédio em 1975, e, através da Emurb e da Construtora Guarantã, iniciou obra de reforma. Quatro anos mais tarde, o Edifício Martinelli estava pronto, ocupado basicamente por escritórios, sendo dezoito andares de repartições públicas municipais e o restante de particulares.

Em 1992, o Martinelli foi finalmente tombado pelo Patrimônio Histórico: "Os elementos decorativos neoclássicos, a cobertura de ardósia com mansardas falsas, um palacete de três andares no terraço e a roupagem de tijolos recobrindo a estrutura de concreto. Tais elementos estão a indicar a persistência do gosto eclético na arquitetura paulista", justifica a Resolução 37 do Compresp. A Operação Urbana Centro encaminha, atualmente, projetos e ações de restauração do prédio em parceria com a Associação dos Amigos do Prédio Martinelli.

Fonte: Aqui

sexta-feira, 22 de julho de 2011

10 mentiras sobre o corpo humano que nos ensinaram na escola


Desde que somos pequeninos, grandes quantidades de informação chegam a nossa mente, seja através da família ou das aulas na escola. No entanto, muitas dessas coisas que nos ensinaram não são precisamente verdadeiras. Sobretudo em referência ao corpo humano, do qual surgem mitos que seguem vivos ainda que tenham sido desmentidos uma e outra vez. Depois do salto você pode conferir uma lista que provavelmente nos ensinaram desde o jardim da infância e que em realidade são mentiras.

1. - Temos só cinco sentidos.

Qualquer criança pequena dirá que isso é verdadeiro, que os cinco sentidos do ser humano são a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato. Mas segundo a Escola de Medicina de Harvard, existem mais seis sentidos no corpo humano. Por exemplo, feche os olhos e depois toque seu nariz com o dedo indicador.

Conseguiu? Mas como soube qual era o dedo indicador sem não estava olhando? Como encontrou seu nariz? Cheirou o dedo com seu nariz? Talvez seu sentido do tato tenha indicado como chegar a seu nariz através das moléculas de ar? Nananinanão, isso se chama
propiocepção
, que é o sentido encarregado de informar a posição do corpo em relação a ele mesmo.

Outro dos sentidos que mencionam, é a percepção temporária ou o sentido do tempo, que conquanto pareça só parte de nossa linguagem cotidiana, em realidade é
algo muito importante
, pois é o que se encarrega de unir a todos. Basta se trancar em um quarto escuro, em completo silêncio e o sentido do tempo nos fará notar que estamos deixando nossa vida passar sem fazer nada.

O sentido de equilíbrio, chamado também de equilibriocepção e outros como: a
termocepção, a interocepção e a nocicepção.

2. - O mapa da língua.


Provavelmente recorde a aula em que ensinaram que a língua humana está traçada com uma espécie de mapa, no qual se localizam as áreas perceptivas de sabor. Por exemplo, a teoria menciona que os sabores doces podem ser somente identificados na ponta da língua e a percepção do resto dos sabores em outras áreas.

A verdade é que o cientista alemão D.P. Hanig,
realizou um experiência sobre paladar na qual descobriu que alguns voluntários experimentavam certos sabores com mais intensidade em certas regiões da língua. Quarenta anos mais tarde, um acadêmico de Harvard, o Dr. Boring, interpretou mal os resultados dos estudos de Hanig e o mapa que considerou como resultado, era simplesmente o planejamento de trabalho para realizar os testes. Atualmente, os pesquisadores sabem que toda a área da língua é praticamente igual em sensibilidade aos diferentes sabores.

3. - Utilizamos 10% de nosso cérebro.


Imortalizada e popularizada por Raulzito, muitas pessoas tem o costume de atribuir infundadamente esta afirmação a Albert Einstein. É um dos mitos mais antigos sobre nosso corpo. De acordo aoBritish Medical Journal (BMJ), cientistas esclareceram que a mentira surgiu em 1907, para argumentar o potencial das pessoas de desenvolver múltiplos talentos.

A verdade é que utilizamos 100% de nosso cérebro.
Especialistas assinalam que as imagens de ressonância magnética e estudos do metabolismo cerebral, demonstram que durante o dia nenhuma parte do cérebro fica sem ser ativada. O importante é fomentar a atividade cognitiva e cerebral desde a infância, porque isso mantém e aumenta as conexões cerebrais.

4. - Beber oito copos de água por dia.


O conselho de beber 2 litros e meio de água diários remonta-se a 1945, graças a uma recomendação do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos. Posteriormente em 1974, o nutricionista Frederick Stare, avaliou o conselho sugerindo consumir de seis a oito copos a cada 24 horas. No entanto, omitiram a segunda parte das recomendações, que assinalam que a maior parte dos dois litros e meio de água já se encontram nos alimentos preparados e que incluem qualquer outro líquido como chá, café, leite e cerveja, além da água contida nas frutas e verduras.

De qualquer forma, hidratar-se é fundamental para o bom funcionamento do corpo, pois perdemos diariamente cerca de um litro de água, que deve ser reposta para a atividade do metabolismo.

5. - Ler com luz tênue pode causar cegueira.


Ler com pouca iluminação ou à luz das velas não causa perda da visão, como ensinaram nossos avós. Simplesmente, a falta de luz pode criar a sensação de ter dificuldades para enfocar e também reduz as piscadas, o que pode causar algum dano porque não mantém o olho lubrificado, mas isto não é um efeito que persista nem que faça mal a visão.

6. - A obesidade depende do metabolismo.


Muito se disse que um metabolismo lento ou acelerado seria a causa de que uma pessoa tenha excesso de peso. A verdade é que de acordo alguns cientistas, tanto faz o metabolismo em pessoas magras e obesas, inclusive detectaram que algumas pessoas magrinhas, têm um metabolismo mas lento que outras que padecem de obesidade. O que realmente causa que uma pessoa ganhe peso é que não mantenha um equilíbrio entre as calorias que consome e as que queima, mesmo que de uma forma inadvertida como acontece no caso dos transtornos alimentares.

7. - A personalidade é definida pelo lado do cérebro dominante.


Nada é mais falso que dizer que uma pessoa é mais criativa ou mais analítica porque utiliza mais determinado lado do cérebro. A massa cerebral, tem sim algumas estruturas especializadas que se encarregam de realizar determinadas funções, mas não se agrupam em um lado específico.Os cientistas afirmam que para ser verdadeiramente criativos ou analíticos é necessário usar recursos de ambos os lados do cérebro.

Por outro lado, pessoas que se submeteram a uma cirurgia onde extraíram um hemisfério completo do cérebro, não perdem de todo seu lado criativo ou lógico. Inclusive, pelo geral, recuperam uma boa parte das funções que supostamente correspondem à parte extraída.

8. - O cabelo e as unhas seguem crescendo ainda após a morte.


Este é um mito que inclusive algumas pessoas, que têm contato com cadáveres de forma regular, asseguram ser verdadeiro. O médico forense, William Maple, em um artigo da BMJ, assegura que o crescimento do cabelo e das unhas requer uma complexa regulação hormonal, que não se mantém após a morte.

A realidade é que os tecidos macios se desidratam, o que pode levar à retração do couro cabeludo ou da pele ao redor das unhas. Isto cria a aparência de que cresceram, quando na verdade só é o contraste provocado entre os tecidos encolhidos e as unhas ou o cabelo.

9. - Barbear-se provoca que os pelos cresçam mais grosso e escuros.


Seguramente muitas vezes já escutou isto, inclusive tem aquela história de jovens imberbes passarem água de bananeira para a barba aparecer mais rápido . Mas dermatologistas e estudos que datam de 1928 asseguram que barbear-se ou depilar-se remove somente a parte morta do pelo e não a seção viva que está sob a pele, motivo pelo qual é improvável que afete o ritmo do crescimento.

Na verdade o que se elimina é só a ponta, que é mais fina e por isso ao crescer parece ser mais grosso e duro. Ademais, como o pelo (morto) não sofreu com a ação do tempo e nem foi sido submetido à luz solar, ao surgir aparenta ser mais escuro.

10. - A maior parte do calor corporal dissipa-se pela cabeça.


Quem já morou em lugares frios deve ter ouvido um dia sua mãe dizendo: - "Bota este gorro menino, antes que fique encarangado!". Tal conselho se deve a crendice de que o corpo perde calor através da cabeça. Na realidade, cobrir a cabeça tem tanto efeito como agasalhar qualquer outra parte do corpo.

Este mito surgiu na década de 1950, quando o exército dos Estados Unidos, realizava testes de sobrevivência em climas frios. Os soldados eram muito bem agasalhados em todas as partes do corpo, menos na cabeça; obviamente que aquelas sensações de que o nariz vai quebrar ou então de que levou um "teco" na orelha, fez com que os soldados reclamassem muito do frio que continuavam sentindo. Por causa disto, o
manual de sobrevivência que foi impresso aconselhava abrigar a cabeça porque se perdia de 40 a 45% do calor interno através dela.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

As conspirações da vida real

Forças ocultas, CIA nos bastidores, população envenenada: tudo isso aconteceu de verdade! Conheça conspirações que foram da teoria para a prática

HITLER ESCAPOU POR DOIS MINUTOS
ONDE E QUANDO - Alemanha, 1943.
CONSPIRADORES - Militares alemães.
OBJETIVO - Assassinar Adolf Hitler e negociar o fim da 2ª Guerra.


Entre 1942 e 1945, o Führer foi alvo de 29 atentados. Ou melhor: 30. Houve um complô com ares de lenda só confirmado recentemente. Em 1943, com a guerra indefinida, gente do alto comando alemão já tentava matar Adolf Hitler. A oportunidade surgiu com uma visita do líder a um armazém de armas - seu guia seria um coronel conspirador. No dia marcado, Rudolf von Gertsdorff escondeu nos bolsos dois explosivos, e, assim que o líder alemão entrou no prédio, acionou-os para detonar em 10 minutos. Na hora certa, ele iria se jogar sobre Hitler em um ataque suicida. O führer começou a visita andando tranquilamente, mas, após 3 minutos, ficou agitado e apertou o passo. Passaram mais 5 minutos e Hitler foi embora às pressas, sem explicações. O conspirador só teve tempo de correr ao banheiro, desativar as bombas e jogá-las na privada. "Dizia-se que Hitler tinha um sexto sentido para o perigo", afirma Roger Moorhouse, autor de Quero Matar Hitler. Adolf acabaria cometendo suicídio em um bunker nos arredores de Berlim, em 1945.


CIA DEPÔS PRESIDENTE DO CHILE
ONDE E QUANDO - Chile, 1973.
CONSPIRADORES - Agentes da CIA.
OBJETIVO - Derrubar o governo do presidente Salvador Allende.



Neste caso, valem todos os clichês das teorias da conspiração. A CIA manipulou a opinião pública, deu dinheiro e suporte militar a grupos contrários ao presidente eleito e ajudou a arquitetar um ataque militar direto contra o presidente de um país estrangeiro. O resultado foi a deposição e morte do polêmico e impopular presidente do Chile, Salvador Allende, e sua substituição pelo ditador Augusto Pinochet, que ficou no poder até 1990. A princípio, a CIA seguiu a fórmula de sucesso que aplicava em outros países desde os anos 50: os espiões forneciam dinheiro, armas e treinamento a grupos oposicionistas alinhados com os EUA. Se desse errado, Washington negava. Mas, a partir da eleição de Allende, em 1970, a situação mudou. Sentindo que o governo socialista havia dividido o país radicalmente, o presidente Nixon deu ao chefe da CIA, Richard Helms, uma ordem clara: "Façam a economia gritar". A CIA mandou pelo menos 30 agentes para orientar os oficiais liderados pelo general Pinochet - que se reuniu pessoalmente com americanos. O comandante do Exército chileno, René Schneider, avesso a golpes, foi assassinado pelos militares golpistas. Cercado por militares no palácio presidencial, Allende cometeu suicídio - um ataque final supervisionado pelo secretário de estado dos EUA Henry Kissinger.

DOM PEDRO 1º EM CHAMAS
ONDE E QUANDO - Brasil, 1824.
CONSPIRADORES - Políticos liberais.
OBJETIVO - Assassinar dom Pedro 1º.



Em novembro de 1823, o primeiro monarca do Brasil perdeu a paciência com a Assembleia Constituinte e resolveu fazer na marra sua própria Constituição. Aprovou sozinho o texto e, na noite do mesmo dia, foi com a família ao Real Teatro de São João. Ele não sabia, mas políticos liberais e republicanos não queriam que ele deixasse o local com vida. O plano lembra o filme Bastardos Inglórios: tocar fogo nas poltronas e aproveitar o caos para balear o imperador. A primeira parte deu certo - o princípio de incêndio realmente provocou o caos. Acontece que a família imperial foi rapidamente retirada e ninguém foi ferido. O atentado só veio a público depois da volta de Pedro para Portugal, em 1831. Enquanto liderou o país, o rei optou por abafar o caso e não procurar por culpados.

SALMONELA NAS ELEIÇÕES
ONDE E QUANDO - EUA, 1984.
CONSPIRADORES - Seguidores de Osho.
OBJETIVO - Impedir eleitores de votar.



Em um único dia, 10 restaurantes da cidadezinha americana de Dalles, em Oregon, foram deliberadamente contaminados com salmonela, um tipo de bactéria que ataca o sistema digestivo. Foi o maior caso de terrorismo biológico da história americana, liderado por uma facção radical de seguidores do guru espiritual Osho, que tinha uma comuna na região. A ideia era impedir o eleitorado de sair do banheiro e chegar às urnas - enquanto isso, o pessoal do Osho compareceria e elegeria seus próprios candidatos. Deu certo: 751 degustadores de saladas contaminadas passaram mal, com 45 internações no hospital - ninguém morreu. Mas é claro que o caso chamou atenção, a investigação chegou aos culpados e as eleições foram suspensas. Dois líderes foram presos e cumpriram 29 meses de cana numa prisão de segurança mínima. Ah, nenhum dos candidatos do grupo foi eleito.

UMA DITADURA FASCISTA NA AMÉRICA
ONDE E QUANDO - EUA, 1933.
CONSPIRADORES - Empresários, políticos e o avô de George W. Bush.
OBJETIVO - Derrubar o presidente e instalar um regime de direita.



Se você acha que o gosto por golpes de Estado é coisa de sul-americano, preste atenção nesta história. Em 1933, um grupo de empresários dos EUA, incluindo os presidentes da GM, da Goodyear, do Chase Bank, da DuPont e da Standard Oil, começaram a se reunir para conspirar contra o presidente Franklin Roosevelt (1881-1945). O plano era derrubar o mandatário e transformar a América numa ditadura de orientação fascista. O líder da chamada American Liberty League era o senador Prescott Bush (1895-1972), pai de George H. Bush e avô de George W. Bush. O plano nunca saiu do nível das conversas porque o general Smedley Butler (1881-1940), convidado para arregimentar um grupo de 500 mil (!) veteranos a fim de atacar a Casa Branca, não só se recusou a participar como ameaçou denunciar o grupo.

Fonte: Super.Abril